martes, 3 de mayo de 2011

Justo?

A pergunta que me faço para testar as minhas próprias teorias contra a pena de morte é: E se me tivesse morrido alguém nas torres gémeas? E se me tivesse morrido alguém na Atocha? E se me tivesse morrido alguém em King's Cross? ...

... e a coisa torna-se logo mais relativa! E logo me apetece apontar o polegar para baixo e dizer: Bin, já foste!

Agora, se isto resolve a questão do terrorismo? Não me parece, mas dá pistas sobre vias alternativas de chegar às "sete virgens"... Não é que o inimigo às vezes oferece o bilhete de ida!

2 comentarios:

Anónimo dijo...

não me parece que a pena de morte resolva nada, a não ser a nossa própria infelicidade... e nem isso provavelmente!
mais além disso a maneira como foi o Bim para o as virgens não julgo seja própria de pessoas. Trocamos terrorismo com terrorismo...uma espiral que não acaba. Talvez é preciso ir ao fundo...o que é que causa o terrorismo?
A minha amiga sempre tem temas interessantes no seu cantinho.
beijinho.
jaume

Su dijo...

Olá Jaume!

No plano racional, estou de acordo consigo: também não me parece que a pena de morte seja a melhor solução.
Nem tão pouco acho que tenham sido vingadas as mortes das vítimas dos atentados terroristas!
Mas no plano emocional é fácil e tentador confundir justiça com vingança e é de gente que estamos a falar. O meu post tentava perceber porque se celebrava a morte de alguém e eu percebo, mesmo que não o defenda!

PS: Quando voltar para ouvir fado, avise!