jueves, 6 de agosto de 2009

Ler... a mente

"O que faria você no meu lugar?

Esta é a frase que eu não esquecerei do filme "The reader", que vi só esta semana.
É consensual condenar o nazismo e todos os que para ele contribuíram. É consensual e fácil... Eu também condeno.
Mais difícil é tentar responder a esta pergunta. E se fosse eu, o que faria? Não sabemos como e estamos a fazer uma coisa com a qual não concordamos e depois tentamos fazê-la da melhor maneira... A intenção, a motivação de cada um pesa e muito na hora de julgar o acto.
Condenamos tantas vezes coisas com a facilidade de quem não passou por lá...

Eu gosto de pensar que, em última análise, temos sempre escolha. E temos.
Mas também me parece importante saber que circunstâncias condicionam a escolha e não nos limitarmos ao "de boas intenções está o inferno cheio".

Resumindo: o filme vale a pena, nem que seja por convocar esta discussão...

No hay comentarios: