viernes, 6 de febrero de 2009

Allen Almodóvar Barcelona

Ver o "Vicky Cristina Barcelona" foi a coisa mais produtiva que aconteceu ontem no meu dia. O trabalho estava a render pouco e a cabecinha muito dada a divagações de sofá… Um filmezinho de fim de tarde costuma funcionar como terapia nestes dias. O "Vicky Cristina Barcelona" superou esse efeito…
O filme é de Woody Allen, mas podia muito bem ser de Almodóvar. Gosto muito dos dois e só ontem me apercebi do tanto que têm em comum (provavelmente com uma ajudinha do Barden e da Penélope): questionam as relações humanas e os preconceitos a elas inerentes com humor e ironia…
Normalmente o que me encanta nos filmes de Woody Allen é o que é dito e como é dito!
Vi o primeiro filme deste senhor quando era ainda adolescente, o Annie Hall, com os meus pais. E o nome é mesmo a única coisa de que me lembro desse filme.
Depois reencontrei-o mais tarde no Cine Centro da Covilhã, várias vezes… Lembro-me particularmente do “Balas sobre a Broadway” – hilariante e durante muito tempo o meu preferido deste realizador, até que decidi revê-lo em DVD e ainda que continuando a achar o filme interessante fiquei sem perceber o que me tinha feito rir tanto da primeira vez! (não é raro que a primeira impressão, no meu caso, seja falível)…
Já no Almodóvar, agrada-me mais o que é feito e como é feito... Tenho umas memórias muito diluídas dos primeiros filmes que vi:“Saltos Altos”, “Mulheres à Beira de um ataque de nervos”, …, mas do que eu nunca me esqueço é do “Habla con Ella”, que adorei, revi, e continuo a adorar! Menos um bocadinho, mas ainda muito, gosto do “Mala Educación”, do “Volver” e do “Tudo sobre mi madre”…

2 comentarios:

DdCastro dijo...

E como se chamava aquele que vimos no CineCentro, com o Judeu ? Coreano, sobre um homem que matava a mulher e passado uns anos saia da prisão e ia para uma aldeia perdida junto a um rio ? Que o Judeu se fartou de rir ?... Lembras-te ?

Susana dijo...

Não me lembro, não...
Mas isso não me vai acontecer mais, porque agora vou registar sempre por aqui essas coisinhas...