jueves, 1 de octubre de 2009

Adeus Verão quente

Dá-me gozo subir a escadaria do Metro na estação Baixa Chiado (exceptuando quando as escadas rolantes estão em greve!). Tem sido sempre sinónimo de que a seguir vou desfrutar, vou ter tempo para mim ou para nós! E neste nós cabem tantas pessoas! Pensava nisto hoje enquanto deslizava até à superfície pelas escadas rolantes, depois de ver no hall da estação uma instalação de luzes de várias cores entrecortadas por abajures (ou abat-jours)de renda escura. Era um bocadinho da Experimenta Design que está em vários pontos da cidade, como na montra da loja da Sisley, logo ao lado da saída (era o caso) do Metro.
O meu objectivo era assistir a uma conversa sobre política, na Bertrand... mas decidi mal pus os pezinhos na calçada da Rua Garrett trocar o trand pelo nard! Tinha fominha e o resto de Verão que estava a sentir merecia que me baldasse ao evento.
Foi a minha despedida do Verão... Será difícil nos próximos tempos voltar ao Chiado para um passeio de fim de tarde sem que o calor e a luz do sol não se tenham já ido embora...
Entrei na Bernard para comer "o melhor croissant" de Lisboa... Não havia lugar na esplanada, mas também não me importei porque na Bernard gosto mesmo é do interior. Gosto da insólita e já rara cabine para a senhora da caixa registadora, bem em frente ao longo balcão de tampo de mármore (agora lembro-me que o Tebas, onde às vezes compro o pão, também tem uma). Gosto de apreciar o aprumo dos empregados, todos trajados de camisa branca sob um colete preto e um comprido avental. Como contrastam em simpatia e em eficiência com os vizinhos da Brasileira...
Enquanto esperava pelo estaladiço croissant de massa folhada fui admirando as espigas em relevo no tecto, o vitral na parede que separava aquela sala de uma outra mais vocacionada para refeições... Percebi que ali até dos dourados gostava. O dourado da barra que contornava o balcão e do esqueleto dos candeeiros, ali, em contraste com a madeira muito escura das cadeiras e das mesas, ficava bem, até porque nos transportava para outros tempos: para as tardes de chá do fim do século XIX.
Depois de sair ainda passei na Bertrand, mas só para ver a montra, apenas ocupada por três romances, repetidos, para que não tenhamos dúvidas de que a literatura também se rege por modas... Na entrada lá estava um grande poster do Roberto Bolaño.
Por causa dele e do Rodrigo Leão decidi ir à concorrência (o cartão de fidelização assim o ditou). Na Fnac não me demorei muito tempo, mas mesmo assim ainda consegui além do "2666", do Bolaño e do "Mãe" do Rodrigo Leão, trazer mais o cd do Legendary Tiger man e um livrinho do Lobo Antunes, o meu primeiro. Depois de ler hoje sobre "Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?" decidi que era tempo de ler alguma coisa do homem, já que afinal gosto das crónicas que escreve... Apesar de ter apreciado muito o título deste último livro do senhor, aproveitei a dica mesmo ao lado: uma edição comemorativa do "Memória de elefante" (escrito em 1979). Parece-me lógico não começar pelo fim.
Ando numa fase mais leitora. Na verdade tenho uma relação conflituosa com a leitura, semelhante à que tenho com a fruta... Sempre que me decido a comê-la gosto e sabe-me bem, mas vezes demais apetece-me antes outra coisa. Com a leitura é o mesmo, muitas vezes, demasiadas, há sempre outra coisa que me apetece fazer mais (mais redundante era impossível ser!)... Mas quando me decido a ler, passo bons momentos. Aliás, se bem pensar, passei já excelentes momentos com livros... na altura em que os devorava (adolescência) e mesmo agora que sou uma leitora mais preguiçosa.
Mas sou também uma leitora culpada porque acho que deveria orientar o meu tempo para os clássicos. E faltam-me ler ainda tantos... Daí que sempre que compro ou leio um autor só porque me chamou atenção a crítica ou porque alguém mo recomendou, não me consigo desligar deste ligeiro sentimento de culpa e de desperdício de tempo. Acho que as palavras do Bento (ex-professor meu) não deixam de me martelar: "Leiam os clássicos! Os bons autores russos! Os franceses, os alemães!"
Este ano já subtraí a minha dívida, ainda que seja leve a amortização: "O jogador" do Dostoievski e a "Ronda da noite" da Agustina, que para mim já é um clássico!

O meu passatempo preferido e reconhecidamente fútil é mesmo trabalhar para a asfixia dos trapos no meu armário. Daí que o meu passeio pela baixa pombalina tenha sido interrompido por uma espreitadela à H&M para me inteirar das novidades. Só comprei um gancho para o cabelo! Correu bem!
Continuei a vaguear pelas ruas da Baixa e encerrei este meu passeio de fim de Verão com uma homenagem à Primavera: um ramo de (quase) margaridas brancas, que estão agora na minha sala.

No hay comentarios: