jueves, 4 de julio de 2013

Rebobinar, desconfiar, ...

Penso vezes sem conta em como gostaria de ditar o que penso para um teclado autónomo o suficiente para dispensar as minhas ou outras mãos... Inviável, por agora.

E agora que tenho tempo para escrever, para intervir neste paleio, vítima de ausência prolongada, não me lembro de quase nenhum dos pensamentos que me pareciam merecedores de registo.

Eterna luta contra o que o tempo nos faz perder...

Ocorre-me que queria ter escrito sobre o Crivelli, o quadro privado que a imprensa portuguesa quis nacionalizar, escusando-se de investigar e contar a história como ela precisava de ser contada, porque a demagogia resulta mais fácil, vende mais, recruta mais simpatizantes... Comigo funciona precisamente ao contrário (para alguma coisa me havia de servir ser tão desconfiada - ofensivamente desconfiada, por vezes): se anda quase tudo a remar para o mesmo lado, desconfio, logo me apetece procurar argumentos para contrariar a tendência. "Por outro lado" é um dos meus pontos de partida preferidos. E, garante-me a experiência, é quase sempre uma viagem que compensa.

Sobre o Governo, quase tudo o que se lê, o que se escreve, o que penso, me parece ridículo!
Parafraseando o meu pai, só me ocorre que precisamos de trocar, em simultâneo, de Governo e de oposição!

Queria ter escrito sobre como me questiono todos os verões (uma vez chega para me desarmar) sobre o mar de pó em que se transformam os "parques de estacionamento" das praias vizinhas da Caparica! (Eleitores da margem sul, oxalá se lembrem disto nas próximas autárquicas!) -
Cada vez os tolero menos, cada vez tolero menos o tapete de toalhas que cobre as praias urbanas!
Viva o vento, que acautela o sossego nortenho!

Sinto-me cada vez menos jornalista e isso, estranhamente, inquieta-me menos: começo a aceitar-me noutra esfera, a de alguém que gosta de conhecer histórias e de as contar. Só.

A coerência dá um trabalho dos diabos e seduz-me menos do que outrora.

1 comentario:

MaB dijo...

Acontece-me o mesmo. E digo-me sempre: "tu aponta as ideias para depois escrever". E isso só me trama a memória, porque depois fico descansada por ter apontado, mas não me lembro onde.