martes, 26 de febrero de 2013

Descobrimentos encobertos

Só posso aplaudir a criação da “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos”, um projeto que une esforços do Algarve e da Andaluzia e que deverá estar concluído "até ao final de julho”.
A coisa envolve “um museu virtual dos Descobrimentos, jornadas sobre o papel dos portugueses e andaluzes nas expedições marítimas da época e passeios a bordo de réplicas de embarcações históricas”, etc.
Tudo óptimo, porém, o press release indica o seguinte, que a apresentação oficial do Descubriter decorreu a bordo da Nao Victoria, réplica do barco que no século XVI completou a primeira viagem de circumnavegação, sob o comando de Juan Elcano!!!!!!!!!!!!!!

Quanto a mim, dizer isto é dizer pouco, num projeto que se quer ibérico. Parece-me imperioso sublinhar que a primeira viagem de circumnavegação, foi uma expedição organizada por Fernão de Magalhães, que só não completou a viagem, porque terá, alegadamente, morrido/sido assinado nas Filipinas, a meio da viagem.
Não se trata de nacionalismo, trata-se de sublinhar o mérito de ambos, para não ferir a verdade.

PS: Senhores da comunicação do projeto, por favor, não se limitem a traduzir o press release espanhol, ok?!

(Já há alguns anos, num museu holandês, também se suprimia o mérito dos navegadores portugueses nos Descobrimentos, sublimando as conquistas espanholas (ok, que eles dominaram a Flandres durante algum tempo), mas a História merece maior respeito. Será que ninguém da embaixada lusa na Holanda visitou o Riksmuseum?)


No hay comentarios: